Páginas

junho 29, 2012

SP - Cadê a árvore que estava aqui???

Há algumas semanas tenho acompanhado uma reforma urbana aqui na Av. Faria Lima, em São Paulo. A Prefeitura está ampliando para mais uma faixa de rolamento de veículos... isso realmente me intriga bastante e fico sempre pensando com meus botões: 

Será que mais uma faixa para carros tornará o transito menos caótico, enquanto soluções para o transporte público sempre ficam pra depois????

Sempre o incentivo para o uso do CARRO particular... e METRÔ que é bom NADA!!!

Mas, enfim... continuei acompanhando os operários da Prefeitura trabalhando... a primeira noticia já era de se esperar: para adicionar uma faixa de rolamento sobrou para o canteiro central sofrer as consequencias... iniciaram a redução do canteiro!

Canteiro central da Av. Faria Lima x R. Leopoldo Couto de Magalhães


A segunda noticia: as arvores! O que acontecerá com as árvores desse canteiro??? (nem todas deram a sorte de estarem no lugar certo)... Passando por lá na hora do almoço, vi o asfalto sendo pavimentado nessa nova faixa... e as pobres arvorezinhas continuavam lá... com o asfalto chegando até o pé de cada uma delas... pena que não tirei foto...

Essas são imagens do Google 3D View antes da reforma:
 


Não resisti e perguntei para um que parecia ser o "chefe" dos operários: O que vai acontecer com essas arvores? 
A resposta: Serão transplantadas para outro local. (UFFFAAAAA....que alívio! Teremos uma avenida mais árida, mais congestionada, mais poluída... mas pelo menos as árvores ganharão outro lugar para viver...)

Ontem, outro susto! Tiraram as árvores. Dessa vez tirei fotos (Primeiro da janela):

 O canteiro já reduzido e a nova faixa já asfaltada, ainda protegida pelos cones da CET







Depois não aguentei e fui lá conferir de perto:



 Aqui jaz as raízes de uma linda Palmeira!

O que dizer??? Ninguém transplanta árvores sem remover as raízes... e todas, das pequenas às grandes, foram mutiladas à serra elétrica! E na calada da noite... o dia amanheceu sem elas ali!

Vou consultar à CETESB para saber se a Prefeitura tinha autorização para esse "Homicidio" em massa e ainda, se haverá e onde será a compensação ambiental.

E assim, a cidade ganhou mais uma faixa para ser entupida por carros... e perdeu mais algumas árvores, um sopro de Verde na paisagem! #decepção

Ótimo fim de semana a todos!

Daniela Prieto

4 comentários:

  1. Não estou acreditando!!!! É o fim da picada...
    Assim que souber mais notícias desse assassinato, fala pra gente Danie!!!

    Que revolta...

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Meu que dó....
    Na hora que vi as raízes, e nem sou entendida, eu entendi que elas não mudaram de casa, mas morreram.
    Que ódio!!!

    Beijos flor e ótimo findi..snifff.

    ResponderExcluir
  3. You must be really dumb to believe they would move such large trees. They were planted there and the city can take them out.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear reader,
      If you do not know, here in Brazil there are laws that protect the trees, mainly native trees. The city can not remove it without permission of the environmental department. If the city get the permit, the tree must be replanted close to where it was or 25 new seedlings should be planted elsewhere.


      Maybe I'm really "dumb" to believe in the Humanity. Thank you for your comment.

      Daniela

      Excluir