Páginas

abril 30, 2012

HIGH LINE PARK- NYC

Cá estou eu para mostrar minhas impressões de mais um lugar surpreendente na Big Apple, que com certeza vale a pena conhecer: HIGH LINE!

Um parque suspenso de mais de 2 km de extensão, construído onde um dia foi uma linha férrea original de 1934 e abandonada em 1980. De acordo com o New York Times este foi uma das parcerias públicas-privadas mais bem sucedida em NY. 




Isso mesmo, os resposáveis por essa boniteza foram a Associação de moradores da região que arrecadou 44 milhões de dólares para a revitalização para o novo uso e a Prefeitura de New York que levantou mais 110 milhões de dólares. Além de mais de 30 projetos de revitalização de prédios vizinhos à High Line, inclusive a sede do Whitney Museum projeto de Renzo Piano.

Em 2003 abriram concursos para as modalidades de Projeto de Arquitetura e Paisagismo e em 2005 começaram as obras! Em 2009 foi inaugurado o primeiro trecho....

Estúdios vencedores do concurso: 

Mais um lindo exemplo do que o Homem, quando tem força de vontade e predisposição, é capaz de fazer por sua cidade tornando-a mais Humana.


 Mudando a paisagem urbana...




A vegetação ainda está em fase de crescimento... mais de 1000 árvores foram plantadas.

 Eu amei esses bancos com rodízio!!





Espaço para "ESTAR"!! e sai todo mundo atrás de um lugar ao SOL!





Área revitalizada, área valorizada!! A Prefeitura arrecada mais com os impostos e a cidade fica feliz com mais um espaço de lazer... todo mundo sai ganhando!!







A criançada se diverte!! Já vão logo tirando os sapatos e correm para a ÁGUA!

 A HIGH LINE atravessa alguns edifícios...




Boulevards mais amplos outros mais estreitos... criando diversos espaços de circulação e de estar.


A vista entre os prédios é sensacional... posso dizer que a gente passeia no quintal do vizinho...rs



A antiga linha do trem foi preservada em alguns trechos... assim como guarda-corpo antigo.

Cor na paisagem...


A madeira dos bancos e parte do piso são de Ipês de origem brasileira e peruana.





 Estudo de ocupação... que delicadeza!!

Caminhamos até o fim da segunda fase de implantação. Ainda falta a terceira e última fase. Vista do que era a linha férrea abandonada... 

Impossível não pensar em pelo menos uma meia dúzia de locais em São Paulo que poderiam seguir o exemplo! Transformar um lugar obsoleto em lugar humanizado, levar lazer e melhorar a qualidade de vida!

De acordo com os autores, o projeto foi inspirado na "beleza melancólica" encontrado na High Line - onde flora e fauna retomaram o espaço urbano depois deste ser abandonado pelo Homem. A ideia era "reajustar" um veículo industrial e transformá-lo num instrumento de Lazer pós-industrial. Do alto do parque se tem uma das melhores vistas do rio Hudson.

Locais revitalizados como a High Line dentro de uma grande cidade, tendo como principal objetivo: tornar a cidade mais agradável, prazerosa... humana, Sempre me emocionam!

Mais informações: http://www.thehighline.org/

Ótima semana a todos!

Daniela Prieto

Um comentário:

  1. Demais....
    Muito lindo...
    Realmente qualquer ser evoluído vibra quando encontramos propostas que trazerem o melhor da gente para fora....
    Beijos Dan.

    ResponderExcluir