Páginas

janeiro 10, 2012

Green Gadgets

A maior fonte de ENERGIA natural e renovável para nós terráquios é o SOL. Essa estrela central do nosso Sistema é 1.300.000 vezes maior que o nosso planeta e a 150 milhões de quilometros de distancia, a Terra recebe 50.000.000 GW por segundo de luz solar. Parte dessa energia é atenuada pela atmosfera  deixando permear aproximadamente 1000 W/m² na superfície terrestre.(variando de acordo com o local).

Indispensável para a manutenção da vida na Terra, o Sol é responsável pela fotossíntese dos vegetais, pela água ter estado líquido... enfim, é indispensável mesmo!!

Contudo, sabemos que o excesso de  calor também causaria grandes danos ao nosso planeta... descongelamento das calotas polares por exemplo... por isso da preocupação com exageradas emissões de dióxido de carbono e outros tantos metais poluidores que interferem significativamente nas camadas da atmosfera, nosso "filtro solar" natural.

Se temos tanta energia vinda dos céus, por que não a utilizamos para gerar eletricidade por exemplo?? Por que tantos países utilizam metais pesados como Uranio para gerar energia?? Por que outros mantem  usinas de carvão para gerar eletricidade e eliminam mais e mais CO2 na atmosfera??
No Brasil, a principal fonte de energia é a Hidrelétrica, onde rios tem seus cursos alterados... áreas e mais áreas são alagadas alterando fauna e flora desses lugares... a exemplo do Projeto Belo Monte, hidrelétrica que inundará mais de 500km² de floresta amazônica no Parque Nacional do Xingú - projeto em Aprovação (ACREDITE!)

Infelizmente, a energia elétrica é buscada dessas formas porque até pouco tempo atrás, a captação da energia solar era absurdamente cara! Era necessário gigantes áreas de paineis solares para gerar energia suficiente. Captada por placas fotovoltáicas à base de Silício, hoje podemos dizer que a tecnologia das placas estão cada vez mais eficientes e a concorrência de grandes empresas tem feito surgir produtos cada vez mais acessíveis aos nossos bolsos!
Problemas como o armazenamento desse tipo de energia também tem sido solucionado com baterias.

Países como a Alemanha por exemplo, lideram com o uso da Energia Solar... e olha que a Alemanha nem tem tanto Sol assim... É QUE A CELULA FOTOVOLTÁICA É CAPAZ DE PRODUZIR ENERGIA APENAS COM A CLARIDADE, NÃO É NECESSÁRIO ESTAR CALOR! Lá, bairros inteiros recebem fornecimento de energia solar da rede pública, muitas casas com paineis produzem e vendem a energia que não usam... Fantástico! Logo postarei mais detalhadamente sobre isso!

Vamos às imagens:























Muito legal poder carregar o celular, o tablet, o note... ter luminárias, rádios... tudo a partir da LUZ SOLAR! Zero emissão poluidora... a poluição existe apenas na fabricação desses brinquedinhos, mas depois é só contar com a Fonte limpa e gratuíta!


Além do uso da energia solar, já existem outras parafernalhas para geração de energia limpa:


Fazendo exercício

Á base de água


O importante é que o Homem está começando a usar sua inteligência para o bem... tentando diminuir o estrago que já fora causado por ele próprio...

Todos os produtos acima estão sendo comercializados... Notebook híbrido da SANSUNG por exemplo é possível ser encontrado por 400 doletas na AMAZON!


Ótimo dia (chuvoso) a todos!!!


Daniela Prieto


Nenhum comentário:

Postar um comentário