Páginas

novembro 01, 2011

One Degree Less - GBC

A Campanha "Um grau a menos" criada pelo Green Building Council em 2009, tem como objetivo diminuir a temperatura interior dos edifícios e com isso diminuir 1°C a temperatura global... para isso, todas as edificações deverão ter seus telhados, lajes, coberturas... pintados de BRANCO!
A pintura dos telhados com cores claras pode reduzir a temperatura interna dos edifícios cerca de 6°C, refletindo os raios solares. Sendo assim, gasta-se menos energia para a climatização dos mesmos ambientes e consequentemente menos CO2 na atmosfera.






A eficácia da campanha do GBC é sustentada por dados do Lawrence Berkeley National Laboratory, seu grande apoiador. Segundo o laboratório norte-americano, as superfícies pintadas de branco ajudam a diminuir os efeitos da incidência solar. “Estima-se que, para cada 100m² de cobertura pintada com cor branca, são compensadas 10 toneladas de CO2 emitidas/ano”, explica Thassanee. 

De acordo com o GBC, estes são os benefícios dos telhados brancos:

- diminuição das ilhas de calor de prédios e casas;
- diminuição da emissão de CO2;
- ajuda a refletir os raios solares de volta para o espaço;
- fácil aplicação e pouca manutenção (existem tintas e materiais autolimpantes que facilitam a manutenção e evitam que as superfícies precisem ser pintadas novamente, por muitos anos);
- resultado imediato e alto impacto;
- reduz custos com ar condicionado e ventilador e
- ação eficiente no combate ao aquecimento global.
 

Nos EUA muita gente já tornou-se adepto.











O que poucos falam é que para realmente ter alguma eficiencia, a tinta deve ser REFLETIVA. Tinta comum não adianta mesmo sendo branca.
É o fator de reflectividade que deve ser averiguado com os fabricantes.

Outro ponto importante também é que seja auto-limpante. Telhado pintado de branco, mas sujo também não é capaz de refletir o calor... e cá pra nós, lavar o telhado de tempos e tempos também não é nada sustentável! Hoje já existe no mercado brasileiro tintas eficientes... ainda com o preço salgado, mas acho que a tendencia é diminuir com o surgimento da concorrência.

IMPORTANTE: O vereador Goulart do PMDB aqui de São Paulo criou um Projeto de Lei que obrigará todos os paulistanos a pintarem seus telhados de branco. Ainda será votado no plenário.

Eu torço muito para que a HUMANIDADE se conscientize que o Meio Ambiente precisa ser respeitado! Mas, acho excessivo tornar uma obrigatoriedade do cidadão a pintura de seus telhados...
Antes disso, o município deveria preocupar-se com o MÍNIMO de infra-estrutura decente para a população que já paga muitos impostos...transporte público, áreas verdes, segurança, coleta de lixo, etc, etc e etc... afinal de contas, essas deveriam ser obrigatoriedades do Governo!
E ainda, o que adiantaria as casas pintarem suas coberturas de branco? Poderia afirmar que a maioria das residencias não utilizam ar-condicionado... enquanto prédios e mais prédios comerciais são construídos em nossa cidade como se fossem verdadeiras ESTUFAS de vidros inteligentes sonhando em estarem localizados na Noruega...estes sim, precisam de climatização dia e noite... vamos pintar todos os edificios da Faria Lima de BRANCO, Sr. Goulart???
Espero que essa Lei não seja mais um "Kit primeiro socorros".

Mas, para quem entende e se interessou pela causa: MÃOS A OBRA!

Research:
http://www.onedegreeless.org/pt/index.php


Daniela Prieto

Um comentário:

  1. Daniela, só para fechar este caso: O propositor da lei, vereador Goulart, anunciou a retirada do PL durante o debate promovido pela câmara, que conseguimos provocar com a influência do Instituto de Engenharia paulistano. Até o idealizador da campanha, premiado com o Nobel compareceu (convidado pela Sherwin Williams), mas apenas o entendimento de que a emissão de CO2 calculada se referir à matriz de geração americana (baseada no diesel e não hidroelétrica como aqui), e a exposição do cálculo falacioso, que só considera a insolação a pino, foram suficientes para a tomada de decisão do vereador, que nem ficou até o fim do debate, onde outras importantes razões foram expostas, incluso a verticalização da cidade, como você citou em seu texto, pois não sendo ao meio dia no equinócio, toda edificação recebe insolação nas suas superfícies verticais expostas, e projeta sombra. Veja aqui: http://www.synapsis.org.br/60-2/

    ResponderExcluir