Páginas

outubro 11, 2011

Keep Portland moving

PORTLAND - Cidade do Estado de Oregon- USA, de aproximadamente 575.000 habitantes e  376 km² de área, é considerada uma das cidades mais verdes do mundo principalmente pelo uso de transporte público elétrico sobre trilhos.
Assim como outras cidades americanas como Seattle, Pittsburg e Salt Lake, Portland a partir de 1975 adotou o Streetcar e o MAX Light Rail como seus principais tipos de transporte para combater a falta de estacionamento para carros e a poluição.
Eu acho o máximo, é uma releitura moderna e organizada dos ônibus elétricos que possuimos aqui em São Paulo.
Eles possuem pontos e estações por toda a cidade e os trilhos nivelados ao piso percorrem tanto em vias como em parques e praças. O tempo de espera entre um e outro é aproximadamente 15 minutos. Esses "vagões" possuem o piso muito próximo do chão o que facilita no embarque e desembarque.
É necessário um operador para gerenciar a locomoção e o passageiro deve sinalizar quando quer descer apertando um botão próximo às portas. (bem parecido com o sistema de ônibus - ele não pára quando não é solicitado, diferente do sistema metroviário).
Agora o que me chamou mais a atenção, é que esse sistema de transporte é GRATUÍTO dentro do centro da cidade, chamada de FREE RAIL ZONE de aproximadamente 3,5 km² (área indicada no mapa). Isso é o mais perto que eu cheguei a conhecer de RESPEITO COM O CIDADÃO.
Fora da Free Rail Zone a passagem custa aproximadamente U$ 2,50 para adultos. Não é tão barato, né... mas ainda acho viável! Vamos conferir....


Portland

Map - a hachura laranja é a FREE ZONE

Sinalização -convivência com carros

Pontos

Pontos

Aqui só eles passam...

Nas vias

MAX Light rail

Faz curva...













Acessível
 

Interna

Passeio, Ciclovia, Plataforma, Streetcar, Carro, Carro, Passeio

Dá um orgulho danado saber que quando OS HOMENS se dispõe a ter soluções e as colocam em prática, são capazes de grandes realizações. Respeito com as pessoas que moram naquele lugar, respeito com as pessoas que visitam... é democrático, generoso e justo!
E claro, para qualquer infra estrutura urbana dá certo é necessário que a população tenha EDUCAÇÃO! Imagine uma FREE ZONE aqui... Burlar um sistema desses é fácil para um Brasileiro né?? Acho que não estamos ainda Culturalmente preparados...

Ótimo feriado a todos!

Daniela Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário