Páginas

outubro 19, 2011

California Academy of Science

A Academia de Ciencias fica no Golden Gate Park em São Francisco na California. Projeto de RENZO PIANO, concentra em um só lugar: Aquário, Planetário, Museu de História Natural, cinema 3D, auditório, biblioteca, 2 restaurantes, laboratórios de pesquisa, Aviário e ainda um jardim botanico indoor!! Tudo isso sob uma cobertura pra lá de sustentável... 10.000m² de cobertura verde, permeável, hora com parábola de vidro para captação de agua de chuva, hora com domus cheios de escotilhas que abrem e fecham afim de garantir a temperatura e ventilação perfeita, não sendo necessário a utilização de ar condicionado na maioria dos ambientes...e para os dias frios, o edifício conta com um sistema radiante no piso, tubulação que circula água quente aquecendo naturalmente... tá tudo bem... parece mesmo com as colinas verdejantes dos Teletubbies (rs)... mas, para mim a plasticidade e a tecnologia são sensacionais! E além disso existem 60 mil células fotovoltáicas capazes de gerar 15% da energia consumida pelo edifício e todo aquecimento de água.

Contrariando o conceito padrão de Museus, a Academia de Ciencia tem suas paredes em vidros transparentes e tem como proposta a integração do interno com o lado exterior: o Parque! Para garantir a autentica transparencia dos vidros e não ter aquele tom esverdiado, eles foram produzidos com um teor de ferro reduzido! Luz natural é o que não falta no interior!!!

A área externa possui bicicletário e posto para abastecimento de veículos elétricos.
Vamos às imagens:















 


 





















Com tantas medidas sustentáveis, a Academia de Ciências da Califórnia é considerada a construção mais eco sustentável do mundo. Certificação LEED Platinum.
A Academia de Ciências da Califórnia levou quase uma década para ser construída, sendo inaugurada em setembro de 2008. Custou 500 milhões de dólares e incluiu medidas sustentáveis em toda sua construção e infraestrutura:
  • 90% de todos os materiais de demolição foram reciclados;
  • 32 mil toneladas de areia da escavação para a fundação foi aplicada a projetos de restauração de dunas em São Francisco;
  • 50% do aço e do concreto utilizado são reciclados de outras construções;
  • 50% da madeira provem de reflorestamento;
  • 68% de isolamento vem de jeans reciclados;
  • 90% de espaço de escritório possui luz e ventilação naturais;
  • o consumo de energia é 30% menor do que o recomendado no código federal;
  • 60 mil células fotovoltaicas capazes de gerar 213.000 quilowatts-hora;

Ufaaaaa... é de tirar o folego tanta informação e genealidade de Renzo Piano! Com certeza a Academia de Ciencias da California está inclusa no meu roteiro de viagens!

Research:

Daniela Prieto

2 comentários:

  1. Amei Dan.
    Minha lista de lugares que sonho em conhecer só estão aumentando..rss
    Bom demais ter amiga arquiteta..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Arquiteta e inteligente, informada.

    ResponderExcluir