Páginas

setembro 16, 2011

METRÔ por quê te quero???

Como uma boa Arquiteta, sou louca por mapas... mapas de todos os tipos e um dos que mais me chamam a atenção são os de Metrô! O desenho do traçado das linhas sempre acabam denunciando as formas, o traçado urbano, os rios, montanhas e de alguma forma, a identidade daquele lugar...
E como uma eterna estudante do Urbanismo, que sempre se pega imaginando como a cidade seria assim ou assado...rs... não poderia deixar de falar sobre o METRÔ!
Por que esse tipo de transporte é tão importante? Primeiro, na minha opnião, é porque é PÚBLICO... segundo, porque leva milhares de pessoas todos os dias pra lá e pra cá rapidamente... terceiro porque não consome combustível derivado do petróleo e o mais importante de todos eles, também na minha opnião, corre por baixo da terra!
Para mim o METRÔ é o transporte do Passado, do Presente e do Futuro ( salvo ainda os trens bala que existem por aí)... rápido, seguro, pontual, menos CO2 e ainda não interfere na paisagem urbana!
O modelo de inspiração para mim é o de Paris... cada quarteirão existe uma estação! Mil linhas que se confundem com as de trem. A liberdade de IR e VIR lá é levada a sério! Não é tão reluzente e limpo como os paulistas... mas, é infinitamente EFICIENTE... o reloginho pendurado na plataforma que avisa os minutos que faltam para o próximo chegar, nunca erra!!!



Amsterdan, Holanda

Barcelona, Espanha
  
Bruxelas, Belgica

Budapeste, Hungria

Buenos Aires, Argentina

Cairo, Egito

Santiago, Chile

Singapura, Singapura

Lisboa, Portugal

Londres, Inglaterra

Madrid, Espanha

Rio de Janeiro, Brasil

Moscou, Russia

Paris, France

Cidade do México, México

Montreal, Canada

Munique, Alemanha

Nova York, USA

Praga, Republica Tcheca

Roma, Italia

Shangai, China


St. Peterburg, Russia

Tokio, Japão

Valencia, Espanha

Viena, Áustria
Atenas, Grécia
São Paulo, Brasil

Mobilidade Urbana é assunto complicado para nós Paulistas paulistanos... Reparem que entre os mapas de METRÔ, o único que que indica linhas de Ônibus é o de São Paulo...
Um dia comentei em uma apresentação aqui na empresa, que trabalhamos em uma quadra onde há 06 helipontos, 02 pontos de ônibus e 00 estação de metrô... instigante, né???
Lamentações a parte, creio sinceramente que o sistema Metroviário é a solução para uma Cidade mais organizada, mais acessível e mais saudável... As ruas, ou parte delas, poderiam dar lugar para áreas verdes e ciclovias!!! Sempre imagino um Parque Linear acessível a população margeando as Marginais... bom, mas esse assunto vale um novo Post!!
Ótimo fim de semana!!
Daniela Prieto

2 comentários:

  1. Ai ai... que bom seria um parque linear!!! Vir trabalhar de bike, respirando um ar mais puro!

    E até usei o seu mapa do chile de metrô!!! Vamos para lá semana que vem e quero ir com o mapa. Acabei esquecendo e... lá vem a Dani com o assunto hoje mesmo!!!

    Adorei.
    Beijos flor, bom findes

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ir pra todos esses lugares nos mapas, como seria bom se tivessemos mais planejamento e conciência!!!!

    ResponderExcluir